Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Vacinação - Influenza A H1N1 - Gripe Suína

A ETEC de Lins realizou uma parceria com a Secretaria da Saúde de Lins para oferecer, preventivamente, vacinação contra a GRIPE INFLUENZA A H1N1 – GRIPE SUÍNA.
As vacinas serão aplicadas na própria ETEC, sob a supervisão da Coordenadora do Técnico em Enfermagem Professora Izaura, no laboratório de enfermagem, conforme cronograma abaixo.
Ressaltamos que esta campanha atingirá todos os alunos da ETEC na faixa etária dos 20 aos 29 anos, que ainda não está contemplada nos Postos de Saúde. Nossa intenção é não permitir que aconteça, este ano, o que aconteceu no ano passado, com as suspensões das aulas.
Não fazemos idéia de como o VÍRUS irá se comportar, se haverá mutações e quem ele atingirá com maior incidência.
Para isso, pedimos que todos os alunos que se incluem nesta faixa etária tragam suas Carteiras de Vacinação.
VACINA NA ESCOLA – A MELHOR FORMA DE PREVINIR.

Terça-feira (06 de abril) – das 13:30 às 17:30
das 19:00 às 22:00

Quinta-feira (08 de abril) – das 13:30 às 17:30
das 19:00 às 22:00

Novo Regimento Comum das ETECs

No dia de ontem, 30 de março, o Diretor Rodrigo Pagano e o Diretor Administrativo da ETEC de Lins estiveram na cidade de São José do Rio Preto para votarem alguns itens do novo Regimento Comum das ETECs do Centro Paula Souza.
Dentre os assuntos, o mais polêmico e aprovado por unanimidade, foi a troca da menção MB pelo E (excelente). Esta mudança acontecerá para padronizar todas as menções com uma letra só, facilitando assim o preencimento dos documentos escolares.

segunda-feira, 29 de março de 2010

FUNDAÇÃO CASA

Aconteceu na última quinta-feira, 25 de março, a formatura das turmas de Pizzaiolo, Garçom, Azulejista e Horticultura da Fundação CASA, oferecidos pela ETEC na Lins na Unidade Vitória Régia de Lins.
Cerdado de muita emoção, a entrega dos certificados foi contemplada com teatro, dança e muita pizza, feitas pelos próprio alunos.
Foi sensacional.....Parabéns à Professora Lívia, Coordenadora do Projeto, à Regina, Coordenadora Pedagógica da unidade e a todos os professores envolvidos nas atividades.

Classes Descentralizadas

Na última quinta-feira, o Diretor Rodrigo e o Diretor Administrativo Raphael estiveram nas cidades de Promissão e Avanhandava, vistoriando as Escolas COMENDADOR ANTONIO FIGUEIREDO NAVAS e MARIA EUNICE MARTINS FERREIRA, com a intenção de levantar dados necessários para a implantação (ou não) de Classes Descentralizadas nestas Escolas da Secretaria da Educação, como parte do Plano II de Expansão do Ensino Técnico Gratuito do Governo do Estado de São Paulo.
As possibilidades são de abertura de 3 cursos na cidade de Promissão e 2 em Avanhandava. Todos na área de Gestão.
É esperar para ver...

ETEC de Lins fica em 2º lugar em concurso no Horto Florestal de Lins







Na manhã da última quinta-feira (25), cerca de 130 adolescentes participaram do 1o Concurso Cultural no Horto Florestal de Lins, atividade integrante às comemorações do Dia Mundial da Água, que em Lins, SABESP e Prefeitura (SEDESU/COMPOR/SME) adotaram toda semana para este fim. Num total de seis apresentações, incluindo teatro, paródias e musicais com coreografias, cada escola participou com 15 alunos que estavam submetidos à avaliação de um corpo de jurados composto por 05 integrantes, dentre eles membros da SABESP, Coordenadoria de Política Rural e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Sustentado e UNILINS. As apresentações surpreenderam o público e o corpo de jurados pela criatividade, organização e desenvoltura, atingindo notas altas na avaliação. A classificação ficou assim: em sexto lugar ficou a escola SALESIANO com 144,5 pontos, em quinto lugar a escola IAL com 147 pontos, em quarto lugar a escola D. Henrique Mourão com 150 pontos, em terceiro lugar a ETL com 157,5 pontos, em segundo lugar a ETEC de Lins do Centro Paula Souza - ensino médio - com 160 pontos e em primeiro lugar o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora CENSA com 166 pontos, a qual apresentou de forma musical e coreográfica a mensagem que transmitiu a mensagem de despoluir a água por meio da reciclagem com cada um fazendo sua parte, ou seja, ação local e coletiva por uma causa global. Os alunos das três primeiras escolas classificadas receberam um kit escolar doado pela SABESP e em primeiro lugar, além do kit, a escola recebeu um aparelho DVD. O evento contou também com a participação e apoio da Associação dos Amigos do Horto Florestal de Lins.

terça-feira, 23 de março de 2010

Bonificação por Resultados

Saiu hoje o resultado do SAI - Sistema de Avaliação Institucional - da ETEC de Lins. Este índice demonstra todo o crescimento anual da Escola (ou não), proporcionando subsídios para um melhor planejamento. Mostra também as metas da ETEC, deixando claro se houve ou não o alcance de tais metas.
A meta para 2009 de nossa escola era de um crescimento em torno de 0,73 e conseguimos o inevitável: superamos nossas expectativas e conseguimos atingir 1,08.
Bom pra escola, bom para o professor, bom para o aluno, bom para todos.
O resultado é sensacional e apenas demonstra o quanto estamos evoluindo e nos tornando ponto de referência em Educação Profissional Competente e séria.
Qualidade que agora é comprovada!!!
Isso comprova que trabalhando juntos, com os mesmo objetivos, sempre alcançaremos nossas metas, não importando "para que time você torça"!!!
Parabéns a todos pelo excelente desempenho.
O relatório completo está na Direção da Escola à disposição de todos.

Laboratório de Informática - Guaiçara







Foi inaugurado ontem o Laboratório de Informática da Classe Descentralizada de Guaiçara, que irá atender ao Curso Técnico em Logística.
O Laboratório, muito bem equipado, foi construído seguindo todas as normas do CEETEPS e do FDE, contando com 21 computadores de última geração, impressora e toda a estrutura de rede e internet necessária para o desenvolvimento das aulas.
Parabéns ao Prefeito Vadinho por mais essa conquista. São os alunos que ganham, a escola e o município.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Banco do Povo











Aconteceu dia 15 de março uma palestra sobre o Banco do Povo, feita pelo Sr. Reinaldo, para os alunos do II módulo do Técnico em Administração. Foi um sucesso. A Palestra foi elaborada pela coordenadora do curso, a Professora Lucimara.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Congratulações

A Direção, funcionários e professores da ETEC de Lins dão os parabéns à Professora Rosângela Badini Pizighini por ter defendido sua tese de mestrado na Universidade Paulista (UNESP) na última sexta-feira e ter conseguido, com muito esforço, concluir seu mestrado.
Parabéns MESTRA ROSÂNGELA. Isso só enaltece sua capacidade e aumenta o nível do curso Técnico em Enfermagem.

quinta-feira, 11 de março de 2010

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

A Cosmos RH – LOR - Seleção/DP
Tel: + 55 12 3152-4499 Fax: + 55 12 3157-1335 seleciona candidato:
visite nosso site: www.cosmosrh.com.br

ASSISTENTE TÉCNICO

Sexo masculino
DESEJÁVEL conhecimento em máquinas;
Educação - Nível Técnico Mecânico ou Químico ou Eletromecânica;
Experiência em empresa na área de Produção ou Controle de Qualidade ou Assistência Técnica;
Carteira de Habilitação;

Disponibilidade p/ viagens;
Residir próximo a Promissão;


Interessados, encaminhar currículo para lor.selecao@cosmosrh.com.br

Esclarecimento de dúvidas no tel. (12)3152-4499 ou (12) 3157-1335 (Falar com Michele)

quarta-feira, 10 de março de 2010

Centro Paula Souza oferece Formação Pedagógica de Docentes

O Centro Paula Souza vai realizar mais uma edição o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para as Disciplinas do Currículo da Educação Profissional de Nível Médio – antigo Esquema 1. O curso gratuito é voltado para professores e servidores do setor administrativo da instituição, com diploma de graduação mas que ainda não possuem licenciatura. As matrículas ocorrem entre 15 e 20 de março. Com início previsto para abril, o programa vai oferecer 1.050 vagas em onze cidades – veja quadro abaixo.
O curso faz parte da política da instituição de constante atualização e qualificação de seus servidores. Na última edição da capacitação, em 2008, foram formados mais de 1.100. Mais informações no edital e pelos telefones (11) 3327-3011/3134.
O requerimento de matrícula está disponível aqui.
Confira o número de vagas por cidade:
Cidades - Vagas
Americana - 70
Campinas - 105
Franca - 70
Guaratinguetá - 70
Marília - 70
Santos - 70
São Bernardo do Campo - 70
São Carlos - 70
São José do Rio Preto - 105
São Paulo - 280
Sorocaba - 70
Total - 1.050

terça-feira, 9 de março de 2010

Saiba qual é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade

Você até pode ouvir um monte de siglas para os nomes das instituições de ensino superior, mas a verdade é que só existem três tipos delas no Brasil: as universidades, os centros universitários e as faculdades.
E qual a diferença na prática? Segundo Ivelise Fortim, professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e coautora do livro "Orientação Profissional Passo a Passo", basicamente, é uma só: "Quando você está dentro da universidade, tem maior chance de participar de pesquisas e de fazer iniciação científica [projeto de estudos durante a graduação]". Tudo depende, de acordo com Ivelise, do interesse do estudante: "Se ele tem a intenção de voltar sua formação somente para a entrada no mercado de trabalho, tanto faz o tipo de instituição que escolher", aponta.É claro que esta é uma generalização, já que há faculdades que fazem pesquisa séria, têm trabalhos com a comunidade e boa qualidade de ensino. Ao mesmo tempo, também existem universidades que deixam a desejar nas condições de ensino.Por isso, na hora de escolher, é preciso ficar atento se a instituição de ensino cumpre o que é exigido pelo MEC (Ministério da Educação) e pela lei brasileira.
Universidade
As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.Os requisitos mínimos são os seguintes:
Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.
Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição. Quando um docente é contratado para poucas aulas, normalmente, tem menos tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.
Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado.
Centro universitário
Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior.Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir:
- Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.
- Ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).
Faculdade
As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo. Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir uma exigência:
O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu - normalmente menores do que os mestrados e doutorados.
Fontes consultadas: site do MEC e Instrumento de Avaliação Institucional Externa.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Campanha do Leite Condensado

A ETEC de Lins está envolvida em mais uma campanha. Estamos arrecadando Leite Condensado para o Asilo São Vicente, para que eles possam realizar a tradicional Festa do Milho, em prol dessa entidade. Solicito a todos que contribuam. Tenho certeza que mais uma vez nossa ETEC se fará presente nesta obra.
Entrgar na Secretaria da ETEC.

Trote Solidário




O trote solidário dos cursos Técnicos em Marketing, Jurídico e Comércio rendeu 100 litros de leite longa vida, que foi doado à Associação Linense para Cegos e Lar Bom Samaritano na Providencia de Deus, no dia 01 de março.
PArabéns aos alunos que tiveram essa iniciativa e a todos que contribuíram.

quinta-feira, 4 de março de 2010

ELETROLIXO
















Foi lançado hoje o Projeto EletroLixo da ETEC de Lins, que tem por objetivo recolher todo e qualquer equipamento de informática que seria dispensado nos lixões municipais. O lixo eletrônico (computadores, monitores, componentes internos, placas, cabos e outros) será recolhido em nossa ETEC em caçambas gentilmente cedidas para este fim. Todo material passará por uma triagem, onde os equipamentos que ainda funcionam serão transformados em computadores, que serão doados às instituições assistenciais do município. Os alunos do Curso Técnico em Informática utilizarão os conceitos e competências recebidos em sala de aula para montar os computadores e também para capacitar, em forma de treinamento, as instituições favorecidas.
Segundo a Professora Lívia Maria Gava França, uma das responsáveis pelo projeto, 5 computadores já foram montados e serão doados à CACAL, instituição que cidade de crianças e adolescentes em Lins.
O Coordenador do Curso Técnico em Informática Professor Rafael Anderson Cruz esclareceu que os demais materiais que não poderão ser aproveitados serão encaminhados a uma empresa da cidade de Campinas, especializada no processo de reciclagem de tais componentes.
O Professor Marcos Tolentino, responsável também pelo projeto, já fez a divulgação do mesmo, que contou inclusive com reportagem especial da Rede Record de Televisão, com a gravação realizada ontem e exibição hoje nos jornais locais e na Record News.
O lançamento do Projeto contou com a presença do Superintendente da SABESP Inácio Tubone, do gerente operacional da SABESP Éder Toyode, da Assessora de Comunicação da SABESP Cláudia Regina Bertoni Garcia, do Assessor de Projetos da Prefeitura Nelson Monteiro, do Major do Exército do 37º BIL de Lins José Monteiro, do Chefe de TI da SABESP José Antonio Farinha Martins, de autoridades municipais e da imprensa local, bemo como do Empresário e Professor da ETEC de Lins Eliezer Leme.
Tenho certeza que o projeto será um sucesso. Parabéns a todos os envolvidos pela brilhante iniciativa de responsabilidade SOCIAL e AMBIENTAL.

INTERNET

Após intensa negociação com o Departamento de Suporte de Informática do Centro Paula Souza, o link de internet da Intragov de nossa ETEC dobrou. Passou de 1Mb para 2Mb, com a possibilidade de ser ainda aumentado para 4 ou 6 Mb, dependendo do desempenho no dias que seguirão.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Livros




A ETEC de Lins recebeu uma quantidade considerável de novos livros das mais diversas áreas em que atua a escola. Os livros já estão disponíveis na Biblioteca da Unidade. A bilbioteca teve seu funcionamento regularizado no semestre passado e está sob o acompanhamento das estagiárias Joyce e Diana.
VISITE NOSSA BIBLIOTECA.

Novo Calendário para o Próximo Processo Seletivo - 2º SEM/10

Inscrições - de 30/04 até as 15h do dia 21/05/10
Divulgação dos locais de Exame - A partir de 09/06/10
Exame - 13/06/10 (domingo), às 13h30min
Divulgação do gabarito oficial - 13/06/10 (domingo), a partir das 18h
Divulgação da lista de classificação geral - A partir de 13/07/10
Divulgação da 1ª lista de convocação e matrícula - 15 e 16/07/10
Divulgação da 2ª lista de convocação e matrícula - 19 e 20/07/10
Divulgação da 3ª lista de convocação e matrícula - 21/07/10
Divulgação da 4ª lista de convocação e matrícula - 22/07/10
Divulgação da 5ª lista de convocação e matrícula - 23/07/10

Reunião com a Superintendêcnia do Centro Paula Souza











Aconteceu nesta segunda-feira, 1º de março, na cidade de Olímpia, reunião com a Diretora Superintendente do Centro Paula Souza Professora Laura Laganá, com o Vice Diretor César Silva, o Gerente Regional Aguinaldo e o Supervisor de nossa ETEC Daniel Garcia Flores para que assuntos relativos aos problemas e anseios das escolas fossem passados diretamente à Diretora e que medidas pudessem ser tomadas. O Diretor da ETEC de Lins Rodrigo Pagano esteve presente e esclareceu que o grande problema da ETEC é a falta de espaço e baixa qualidade das instalações físicas. Como relatado anteriormente, o Secretário de Estado de Desenvolvimento do Governo de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin esteve nesta ETEC e anunciou a liberação de R$1.800.000,00 para que reformas e ampliações (quadra, cantina, vestiários, copa, refeitório) fossem executadas e até o presente momento nada aconteceu, nem mesmo a licitação da obra. O Diretor esclareceu que este montante é extremamente essencial para que a ETEC possa oferecer melhor qualidade de ensino aos seus alunos.
A Professora Laura também anunciou que haverá a liberação de R$1.615.000,00 para a ETEC de Lins, que foi incluída no Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal.
Na oportunidade também houve a inauguração da ETEC de Olímpia, que funcionava como classe descentralizada da ETEC de Barretos. Estiveram presentes na inauguração o Governador de São Paulo José Serra, o Secretário do Desenvolvimento Geraldo Alckmin, o Deputado Estadual Rodrigo Garcia, dentre outros deputados, prefeitos de municípios vizinhos e autoridades regionais.