Sugestão

Quer deixar sua crítica, sugestão, comentário ou elogio? mande um e-mail para a ETEC.

RECADOS

O calendário dos 3 primeiros meses de 2015 já estão no final da página.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

I Workshop de Projetos de Educação Ambiental

A ETEC de Lins foi uma das ETECs escolhidas para participar do I Workshop de Projetos de Educação Ambiental da Escola Técnicas do Centro Paula Souza. O Projeto realizado pelos Professores Marcos Tolentino, Rafael Cruz e Lívia França, que trata do lixo eletrônico, o ELETROLIXO, será apresentado na tarde de quarta-feira, 29 de setembro, no Parque da Juventude.
Parabéns a todos os envolvidos.

Inscrição para o Vestibulinho das Etecs começa na próxima sexta-feira, dia 1ºde outubro

No período de 1º a 22 de outubro estarão abertas as inscrições do Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 1º semestre de 2011. O exame será no dia 21de novembro.
O processo seletivo vai oferecer 65.919 vagas para o Ensino Técnico, o que representa um crescimento de 4.991 vagas em relação ao 1º semestre de 2010 (60.928).
Do total de vagas que serão oferecidas, 56.308 são destinadas às 191 Etecs e às 34 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Esse número inclui as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do Telecurso TEC para as 51 turmas de 31 Etecs.
As 9.611 vagas restantes são para o convênio firmado entre o Centro Paula Souza, autarquia do Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo ensino técnico e tecnológico, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo. Serão oferecidas 8.236 vagas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.
O próximo Vestibulinho vai oferecer também 18.913 vagas para o Ensino Médio nas Etecs. No ano passado foram 18.253 vagas.
Entre o Técnico e o Médio, serão oferecidas 84.832 vagas.

Inscrições

Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental nas modalidades regular, Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.
As inscrições, exclusivamente pela internet, no site www.vestibulinhoetec.com.br, vão de 1º a 22 de outubro - no último dia, o prazo termina às 15 horas. Para efetivar a inscrição é preciso imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 25, em dinheiro, em qualquer agência bancária.
O Manual do Candidato também estará disponível para download no site do Vestibulinho.

Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, obtém 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
É imprescindível que o candidato se certifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições estabelecidas em sua totalidade.
A ETEC de Lins oferecerá os seguintes cursos:
  • Ensino Médio - Manhã - 80 vagas
  • Técnico em Informática - Tarde - 40 vagas
  • Técnico em Enfermagem - Tarde - 40 vagas
  • Técnico em Administração - Noite - 40 vagas
  • Técnico em Edificações - Noite - 40 vagas
  • Técnico em Química - Noite - 40 vagas
  • Técnico em Informática para Internet - Noite - 40 vagas
  • Técnico em Comércio - Noite - 40 vagas
  • Técnico Jurídico - Noite - 40 vagas

Jardim


Já está em pleno funcionamento o novo Jardim da ETEC de Lins. Construído com recursos de parceiros da ETEC, o jardim beneficia a todos os alunos, que agora têm um lugar mais agradável para passar os intervalos, além de tornar a escola muito mais bonita.
Show de bola...

Inauguração do Laboratório de Química II
















Foi inaugurado na última quinta-feira, com muito orgulho, o Laboratório de Química II da ETEC de Lins, construido com recursos da APM da Escola. Era de extrema necessidade a construção deste laboratório e consegumos realizar mais uma grande obra para a ETEC. O Laboratório de Química recebeu o nome de "Prof. Kooshi Nakai", professor desta unidade e que, justamente, recebeu a homenagem com a colocação de uma placa nas instalações do Laboratório.
Veja as fotos....o antes e o depois....o Laboratório ficou simplesmente SENSACIONAL...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Prazo para pedir segunda via do título de eleitor termina nesta quinta

Os eleitores têm até a próxima quinta-feira (23) para solicitar a segunda via do título de eleitor. A partir deste ano, o uso do título será obrigatório da hora de votar juntamente com um documento oficial com foto - até as últimas eleições, era permitido votar com apenas um dos documentos.
A exigência dos dois documentos está descrita na lei 12.034/2009, conhecida como a minirreforma eleitoral -- clique aqui para ver. Entre outras questões, essa lei introduziu regras para campanha na internet e determinou a impressão do voto eletrônico a partir de 2014.
De acordo com a Justiça Eleitoral, é permitido pedir a segunda via em qualquer cartório eleitoral do país, mesmo fora do domicílio do eleitor. Para obter a segunda via, é preciso levar documento oficial com foto.
Os documentos oficiais aceitos pela Justiça Eleitoral, tanto para retirar a segunda via do título como para votar, são: documento de identidade, identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou casamento não são aceitas em nenhum dos casos.
Só pode pedir segunda via quem já requereu até 5 de maio a inscrição eleitoral.
Em alguns cartórios, a reimpressão é feita na hora. O prazo final para os cartórios entregarem a segunda via para quem pediu o documento é 2 de outubro, véspera do primeiro turno da eleição.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão aptos para votar 135,8 milhões de eleitores neste ano.
Mensagem
Por conta da campanha "Eleições Limpas", parceria entre o TSE e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), eleitores estão recebendo nesta semana mensagens SMS sobre o prazo para solicitar a segunda via do título.
Conforme o TSE, somente clientes da operadora Vivo recebem as mensagens. Trata-se da terceira mensagem enviada por meio da parceria: as outras abordaram a importância do voto consciente.

Semana Nacional do Trânsito
















Acontece, durante toda a semana de 20 a 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito e este ano a ETEC de Lins foi escolhida para sediar todas as palestras e cursos referentes ao assunto. As palestras estão sendo ministradas pela Polícia Civil e Militar e pelo Diretor do Departamento de Trânsito de Lins, Sr. Celso Violato. Os cursos serão aplicados pela Rede DPaschoal. Todos os 1320 alunos da ETEC participarão de pelo menos uma palestra ou curso. O cronograma de execução ficou a cargo da Diretora Acadêmica Profª. Silvana Zution. Educar para previnir.
Show de bola....

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Olimpíadas de História

A Etec de Lins está participando da 2ª Olimpíada de História organizada pelo Museu Exploratório de Ciências. Serão cinco fases on-line. A última fase será presencial na Unicamp – Campinas.
A primeira fase teve inicio dia 19 de agosto. Estamos concorrendo com 16 equipes formadas por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com a orientação da professora de historia Maria da Graça.
A 2ª Olimpíada de Historia traz o desafio de estudar a historia do Brasil por meio de textos, documentos, mapas e imagens ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas especiais.

Novos Equipamentos

A ETEC de Lins recebeu hoje novos equipamentos para uso dos professores e dos cursos. São 2 máquinas fotográfica digitais de 12.1 Mp, da Sony e 3 aparelhos de DVD da Philips. Todos estão à disposição de todos os docentes desta unidade. Procurem a Direção para maiores informações.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Reunião do Conselho de Escola

A Direção da ETEC de Lins convida todos os alunos, professores, funcionários, pais de alunos e a comunidade escolar para a Reunião do Conselho de Escola, quinta-feira 09 de setembro de 2010, às 19h30min, no auditório da escola, para tratar de assuntos, conforme descrito na pauta abaixo.


Pauta
· AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL DE GESTÃO
· ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO CONSELHO DE ESCOLA


Contamos com sua presença.

Terminam amanhã as inscrições para isenção e redução da taxa do Vestibular


Terminam nessa quinta-feira, 9, às 15 horas, as inscrições para isenção total e redução de 50% na taxa de inscrição para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o 1º semestre de 2011. Serão oferecidas seis mil isenções.
Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos determinados para esta finalidade. Neste caso, devem efetuar duas inscrições.
Os interessados deverão preencher o formulário específico disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Após o preenchimento do formulário, é preciso guardar o número do protocolo.
O horário para entrega dos documentos comprobatórios, relacionados abaixo, vai até as 19 horas. Os documentos devem ser entregues em um envelope lacrado, na secretaria da Fatec em que o candidato pretende estudar.
No momento da entrega do envelope – que deve constar o número do protocolo –, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 6 de outubro, somente pela internet.
Requisitos para isenção
O candidato precisa ter concluído, ou estar concluindo em 2010, o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos - EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de R$ 510 (por pessoa). Se o candidato for independente, sua renda bruta máxima deverá ser nesse mesmo valor. O candidato também deve residir no Estado de São Paulo.
Documentos necessáriosA - cópia simples do histórico escolar ou de declaração escolar da instituição de ensino, comprovando que cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública. Em caso de ter cursado o Ensino Médio, parcial ou integralmente, em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação, identificando o período em que se deu a concessão. O candidato que cursou o equivalente ao Ensino Médio no exterior, totalmente ou em parte, deve apresentar parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria Estadual de Educação.B - Cópia simples do comprovante de rendimento de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal que residam no mesmo endereço do candidato. Os trabalhadores do comércio informal devem fazer uma declaração por escrito, especificando seu rendimento mensal, com assinatura de duas testemunhas que não sejam parentes do candidato ou de quem se está comprovando a renda, com RG e endereço. O candidato que estiver desempregado deve declarar por escrito essa condição, conforme modelo disponível no site, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.C – Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.
Requisitos para redução da taxa
É preciso ser estudante regularmente matriculado na 3ª série do Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 1.020) ou estar desempregado.
Documentos necessáriosA – Cópia simples de certidão ou declaração expedida por instituição de ensino, em papel timbrado, assinada e com carimbo do responsável, que comprove sua condição estudantil.B - Cópia simples do comprovante do rendimento: contracheque (recibo, holerite, etc de algum mês de 2010) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal, especificando a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo no site www.vestibularfatec.com.br, ou anexar xerocópia das folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar.
Inscrições para o Vestibular - 1º semestre de 2011
Entre os dias 6 de outubro e 9 de novembro, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição para o processo seletivo em um único curso de graduação na Fatec de sua escolha. A inscrição será, exclusivamente pela internet, no site www.vestibularfatec.com.br. O Manual do Candidato também estará disponível neste site.
O valor da taxa de inscrição para o Vestibular é R$ 70.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.